Bolo Saint Honore

FavoriteLoadingAdicionar ao livro de receitas
VN:F [1.9.20_1166]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Ingredientes

Massa

8 colher (sopa) de farinha de trigo
8 colher (sopa) de açúcar
400 gramas de massa folhada pronta
8 ovos

Chantilly

3 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de baunilha
½ litro de creme de leite fresco, gelado

Creme

2 colher (chá) de gelatina incolor sem sabor (8 g)
1 colher (sopa) de água fria para hidratar a gelatina
1 colher (chá) de essência de baunilha
5 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de manteiga sem sal
1 copo (americano) de açúcar granulado
5 gemas passadas pela peneira
½ copo (americano) de água
½ litro de leite

Carolina

1 colher (chá) de açúcar
100 gramas de manteiga ou margarina sem sal
2 copos (americano) de açúcar granulado
2 copos (americano) de farinha de trigo
1 copo (americano) de água
250 ml de água
1 pitada de sal
4 a 5 ovos

Modo de Preparo

Massa

Bater o açúcar com os ovos até dobrarem o volume. Misturar a farinha e dividir por 2 formas de camada, untadas, o fundo forrado com papel também untado. Assar em forno preaquecido. Abrir a massa folhada e recortar 2 discos como mesmo tamanho do pão de ló. Assar e reservar.

Chantilly

Bater o creme de leite com o açúcar granulado e a baunilha, usando a velocidade mínima da batedeira. Considerar pronto quando a espessura do creme se apresentar consistente e uniforme. Dividir em 2 partes iguais e reservar na geladeira.

Creme

Ferver açúcar granulado com a água em ponto de fio grosso. Juntar o leite, o amido de milho e as gemas. Engrossar no fogo baixo, mexendo sempre. Retirar do fogo, adicionar a gelatina hidratada, mexer e acrescentar a baunilha e a manteiga. Deixar esfriar e adicionar a metade do chantilly reservando um pouco para barrar as laterais.

Carolina

Ferver juntos, o açúcar, água, sal e manteiga. Jogar a farinha peneirada, em chuva , mexer sem parar, reduzir o fogo e aguarde a massa se descolar da panela e ficar transparente. Deixar esfriar e bater com os ovos, colocados um a um, e batendo até sua completa absorção pela massa. Assar em tabuleiro untado, fazendo pequenas bolinhas com o saco de confeitar ou 2 colheres de chá. Depois de frias, cortar de lado e rechear com o creme do chantilly reservado na geladeira. Deixar na geladeira. Ferver o açúcar granulado com a água em ponto de caramelo. Cobrir as carolinas rapidamente e reservar.

Montagem

Colocar uma placa de bolo no prato de serviço e rechear com o creme russo, cobrir uma placa de massa folhada, repetir a operação mais 2 vezes e barrar toda lateral com uma fina camada de chantilly e, sobre esta, outra da massa folhada (assada) bem quebrada, arrumar no topo da torta já deixando espaços alternados para preencher com pitangas grossas feitas com o restante do chantilly. Depois da torta montada, utilize o resto do caramelo para fazer fios como teia, usando as carolinas como ponto de colagem. Conservar na geladeira até servir.

Enviar um novo arquivo

Clique e Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *